IMPRESSÃO TEXTUAL
A função do magistério se caracteriza pela atividade de ensino das matérias escolares, como complemento deve existir uma ação recíproca entre professor aluno, ensino e aprendizagem, de uma forma dinâmica.
O processo de ensino normalmente é visto como uma transmissão de matéria onde o professor fala e interpreta a matéria, os alunos apenas escutam e memorizam e respondem a um interrogatório do professor, a chamada escola tradicional. Os professores se prendem ao livro didático e é uma corrida contra o tempo, para que terminem o livro até o fim do ano letivo. O ensino tem que se mais que isso, torna a matéria do livro mais assimilável a realidade a que pertencem professor e aluno, desenvolver as capacidades cognoscitivas dos alunos.
A aprendizagem e ensino são duas facetas de um mesmo processo, mas para que haja uma ação recíproca é preciso compreender o processo de aprendizagem. Em sentido geral tudo que vivenciamos em nosso cotidiano é aprendizagem, desde que nascemos estamos aprendendo, andar, falar, etc. Assim podemos distingui aprendizagem casual de aprendizagem organizada. A aprendizagem casual é aquela que aprendemos na rua, em casa, no trabalho, na experiência de vida. A aprendizagem organizada é sistematizada pela escola, onde o professor ensina determinados conhecimentos e habilidades, normas de convivência social. “A aprendizagem escolar é, assim, um processo de assimilação de determinados conhecimentos e modos de ação física e mental, organizados e orientados no processo de ensino.” A aprendizagem se da pela motivação interna e externa dos alunos, uma confrontação entre conteúdos trazidos pelo professor e experiências sócio-culturais dos alunos.
O processo de ensino não se da apenas pela transmissão de conhecimento, mas sim de uma interação onde professor deve explicar a matéria e puxar o aluno, fazendo com que ele se interesse, que queira conhecer, fazer da matéria um conteúdo compreensível e que estimule a capacidade cognoscitivas dos alunos.
O ensino tem três funções inseparáveis:
a) Preparar o conteúdo para as aulas de forma que haja um interesse do aluno pela a matéria, para que haja uma relação subjetiva com os conteúdos.
b) Apenas orientar os alunos lhes mostrar o caminho, mas de uma forma que eles sejam independentes e autônomos.
c) O trabalho docente deve ser objetivo e dirigido a aprendizagem.
“O processo didático se explicita pela ação recíproca de três componentes – os conteúdos, o ensino e aprendizagem.” Mas que oporem em conjunto as condições sócio política e fatores sociais dos alunos e da instituição de ensino. Esses três componentes não podem ser analisados isoladamente. O conhecimento sócio-cultural e experiências dos alunos são a principais forças do processo didático, trata-se de verificar antecipadamente os conhecimentos prévios de cada aluno para que haja uma assimilação ensino e aprendizagem.
A estruturação docente não pode somente se embasar nos livros didáticos, mesmo aqueles que são dinâmicos, é preciso ampliar o conteúdo e fazer uma assimilação com o cotidiano, um trabalho ativo de professor e aluno. O professor deve incentivar os alunos relacionar com conceitos sócio-culturais, trazidos pelos aluno, as matérias destinadas ao conhecimento cientifico, o professor não deve facilitar a matéria e sim fazer com que os alunos desenvolvam um trabalho cognoscitivo.
O processo de ensino, deve formar agentes críticos, que possam assimilar sua vida sócio-cultural a conhecimentos básicos e essenciais, e possam avaliar a realidade com uma visão mais critica baseada em ideais transmitidos pela escola de maneira recíproca.
Referências Bibliográficas:
LIBÂNEO,José Carlos. Didática São Paulo: Cortez, 1994. ( Coleção magistério 2 grau. Série formação do professor).
FIQUEI MUITO FELIZ DE (RE)LER O TEXTO... GRANDE IDÉIA A DE VOCÊS!!! PARABÉNS!!
ResponderExcluirMarlucy Silveira de Souza
Qual nome das 3 funções?
ResponderExcluirTambém fiquei
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