sábado, 15 de maio de 2010

História da Educação 2

A mulher na Educação

O processo de feminização do magistério iniciou-se a parti do século XIX, a onde começou a intensificar o interesse feminino por capacitação e aprendizagem, com tudo esse avanço feminino sofreu grande resistência, porque se acreditava que a mulher era intelectualmente inferior e voltada ao papel de dona de casa.

Com o aumento relativo da escolarização feminina, as escolas também passaram por transformações, salas onde apenas onde homens davam aulas para meninos e mulheres para meninas, tornaram-se mistas. Pelo fato das mulheres serem consideradas menos intelectuais, a profissão e remuneração entraram em decadência, o que reflete a educação atual onde tudo é renegado á segundo plano. O processo de educação esta em constante transformação, mas a imagem da feminização dentro do magistério, e também a pedagogia, ainda é a mesma, de forma que hoje quem sofre os pré-conceitos são os homens, principalmente dentro da educação infantil que hoje é predominada pelas mulheres.


DEL PRIORE, Mary (org.) História das mulheres no Brasil, São Paulo: Contexto, Unesp, 2007.

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