sábado, 15 de maio de 2010

História da Educação 2

A mulher na Educação

O processo de feminização do magistério iniciou-se a parti do século XIX, a onde começou a intensificar o interesse feminino por capacitação e aprendizagem, com tudo esse avanço feminino sofreu grande resistência, porque se acreditava que a mulher era intelectualmente inferior e voltada ao papel de dona de casa.

Com o aumento relativo da escolarização feminina, as escolas também passaram por transformações, salas onde apenas onde homens davam aulas para meninos e mulheres para meninas, tornaram-se mistas. Pelo fato das mulheres serem consideradas menos intelectuais, a profissão e remuneração entraram em decadência, o que reflete a educação atual onde tudo é renegado á segundo plano. O processo de educação esta em constante transformação, mas a imagem da feminização dentro do magistério, e também a pedagogia, ainda é a mesma, de forma que hoje quem sofre os pré-conceitos são os homens, principalmente dentro da educação infantil que hoje é predominada pelas mulheres.


DEL PRIORE, Mary (org.) História das mulheres no Brasil, São Paulo: Contexto, Unesp, 2007.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Children see Children do


Trabalho de Tecnologia Educacional/FMP realizado e apresentado na data 13/05/10, o vídeo escolhido tem por finalidade conscientizar os adultos, e repensarem em suas atitudes perante as crianças. O vídeo é uma campanha publicitária intitulada “Children see, children do”, elaborada no ano de 2006 para a ONG Child Friendly Austrália, em parceria com a National Association for Prevention of Child Abuse and Neglect – NAPCAN (Associação Nacional pela Prevenção de Abuso e Negligência Infantil). Na Semana Nacional de Proteção à Criança, realizada de 03 a 09 de Setembro de 2006, na cidade de Brisbane, Austrália.