sábado, 18 de setembro de 2010

Alfabetização e Letramento

A educação é de suma importância para sociedade, pois é através dela que os indivíduos se inserem na mesma. É na educação que construímos nossa base, mas este já é um conceito ultrapassado, pois para escritores como Ângela Klemaim e Maria Alice, por exemplo, quando entramos na escola já somos dotados de uma base, adquirida no decorrer de nossa vida sócio-econômica, histórica e cultural e essa base, os autores chamam de Letramento.

O Letramento é fundamental na escolarização de crianças, jovens e adultos, pois é ele que vai fazer com que a aprendizagem seja recíproca entre aluno e professor, é ele que vai instigar o aluno, é através dele que o aluno vai participar ativamente das aulas. Não podemos barrar a vida sócio-econômica, histórica e cultural dos alunos no portão da escola, pelo contrário devemos agregar ao conhecimento científico e as grades curriculares todo e qualquer conhecimento do aluno, ou seja, seu Letramento.

O Letramento não educa por si só, é apoiado na estrutura curricular da escola que teremos uma melhor aprendizagem. Não podemos simplesmente descartar a alfabetização, pois é ela que ensina os alunos a lerem e escreverem, a decifrar os códigos, o que nós, como educadores, devemos fazer é orientar os alunos a onde e como usar o que aprenderam, associado ao seu conhecimento prévio, seu Letramento.